top of page

29° Competição Baja SAE - Etapa Nacional




A Equipe Imperador participou durante os dias 20 a 24 de março de 2024, da 29° Competição Baja SAE - Etapa Nacional, que ocorreu em São José dos Campos, em São Paulo.






Os integrantes da Imperador saíram na madrugada de terça-feira de Curitiba e ficaram hospedados em uma chácara na cidade de Caçapava, interior de São Paulo.


Quarta-feira, 20 de abril: Credenciamento

No primeiro dia de competição, o foco principal foi em realizar o cadastramento da equipe na SAE e garantir a integridade do protótipo após o transporte, que ocorreu por ônibus, em uma distância total de mais de 500 km.


Também, os integrantes da equipe ocuparam tempo com a montagem e organização do



box, essencial para as manutenções necessárias na hora das avaliações.


Quinta-feira, 21 de abril: ICTS

Foi quando começou efetivamente o primeiro dia de prova: determinados integrantes ficaram responsáveis pelo check pré-ICTS (Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança), uma das partes mais importantes da competição, que avalia se o protótipo está dentro do regulamento da competição e se atende todas as normas de segurança, essencias para o piloto do veículo.


Após



sermos aprovados no ICTS, o carro foi adequado para a posterior apresentação de projeto, que ocorreria no dia seguinte.


Sexta-feira, 22 de abril: Apresentações de Projeto

Sexta-feira foi dia de apresentação de projeto, onde começamos o dia com a organização dos banners e dos documentos de sustentação.


Por volta das 9h00, a apresentação foi divididade em 3 rodadas: cálculo estrutural e elétrica // suspensão, design & ergonomia e vendas & marketing // powertrain e gestão.


A Equipe Imperador foi surpreendida positivamente ao descobrir ser a única em âmbito nacional a ser classificada em 4 finais de projeto, o que significa que 4 das 8 apresentações estavam pelo menos entre as 3 melhores colocações, que são:

  • Transmissão

  • Eletrônica

  • Gestão

  • Vendas & Marketing


No final da tarde, apresentamos todas as finais de projetos e estávamos aguardando ansiosamente pelo resultado.


Sábado, 23 de abril: Dinâmicas e Superprime


Logo no início da manhã, às 8h00, integrantes da nossa equipe participaram do Feedback de Projeto, evento onde são reunidos as melhores e piores apresentações para um feedback geral sobre o que deve ser aprimorado e o que deve ser evitado.


Concomitantemente, aproveitamos o tempo para fazer o abastecimento do protótipo, que deve ser feito junto à organização do evento, para as provas dinâmicas que ocorreriam às 10h00


Nas provas dinâmicas, obtivemos alguns resultados significativos


Aceleração: 8° Lugar

Velocidade Final: 2° Lugar

Frenagem: 10° Lugar

Manobrabilidade: 8° Lugar

Tração: 19° Lugar

Suspensão: 12° Lugar


Mais tarde, a corrida 1x1, conhecida como SuperPrime, foi o destaque da tarde: nossa equipe participou no segundo grupo e encerramos na 17° posição.



Domingo, 24 de abril: o Enduro

O dia começou cedo para a equipe, uma vez que às 8h00 da manhã iniciamos um check de segurança no carro para verificar se tudo estava dentro do esperado para correr o enduro.


Com isso, abastecemos o carro e transportamos nosso box de lugar, para mais perto da pista.


Às 9h10 começou a formação do grid, e largamos na 10° posição.


E finalmente, às 10h00, foi dada a largada: durante as 4 horas de prova, conseguimos dar 18 voltas na pista, obter 205.71 pontos e finalizar a prova na 11° colocação, resultado considerável visto que dos 59 veículos que se inscreveram na competição, menos de 30 conseguiram terminar a prova por inteiro.




Como resultado final, e com as notas das finais de projeto liberadas, a Imperador alcançou um resultado satisfatório, estando em 9° lugar no âmbito nacional e em 3° lugar contra os carros de tração 4x2. Também, tivemos destaques nas apresentações de Gestão (1° lugar), Transmissão (1° lugar), Eletrônica (2° lugar) e Vendas & Marketing (2° lugar). Percebe-se também estarmos em uma crescente quando analisados resultados anteriores em comparação com os atuais: o projeto de freio, que costumada ficar por volta da 20° posição, terminou 2024 em 5°.


A Imperador agradece imensamente todos os integrantes que fazem parte do projeto, aos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (em especial o nosso professor orientador, Prof. Dr. Euclides Bernadelli), e mais ainda aos nossos patrocinadors, que acreditam e confiam no projeto para o desenvolvimento de profissionais mais capacitados, capazes de ajudar a melhorar a engenharia no futuro.





Komentáře


bottom of page