top of page

BAJA
SAE

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado à estudantes de graduação de todo o país, oferecendo uma oportunidade para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

UTFPR-CT

Ao participar do programa Baja SAE, o aluno fará parte do desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto, passando pela fabricação e testes. Ao final, as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, em Maryland nos Estados Unidos. Os alunos, para integrar o Baja SAE BRASIL, devem formar equipes para representar a Instituição de Ensino Superior à qual estão matriculados.

COMPETIÇÕES

São diversas provas como suspensão, tração e enduro, dentre outras, que levam todos os componente do veículo ao limite. O enduro, por exemplo, consiste em duas partes de uma hora e meia cada, com troncos, buracos e curvas sendo os obstáculos a serem superados. Apesar de levar carro e piloto a um grande estresse, a segurança é prioridade, uma vez que a organização emprega alto rigor quanto aos vários equipamentos e normas a serem cumpridos.

Durante as competições, o carro é apresentado para um corpo de juízes, onde são justificadas todas as características adotadas no projeto do veículo, além de passar por rigorosas inspeções de segurança, conforto, aferição de motor e sistema de abastecimento. Passadas essas etapas, o baja passa por vários desafios para eleger os melhores carros e pilotos.

foto1PB.png

Perguntas
Frequentes

Quem pode entrar na equipe?

Aceitamos alunos de todos os cursos de graduação que estejam com a matrícula regularizada na UTFPR - Curitiba. Já tivemos alunos de matemática, design, engenharias, comunicação organizacional e pretendemos ainda mais aumentar a diversidade!

Quais habilidades preciso saber para fazer parte do projeto?

Aqui na Imperador, prezamos muito mais pela vontade de aprender e humildade do candidato do que necessariamente pelo seu conhecimento pessoal acerca de um assunto. Dessa forma, tudo que é necessário para fazer parte do Processo Seletivo e da equipe, são ensinados ao longo do tempo. 

Qual é a carga horária média? Presencial ou remoto?

A carga horária pode variar muito dependendo da época do ano. Em períodos de pré-competição, costuma-se trabalhar cerca de 15 a 20 horas semanais para subsistemas mecânicos, sendo a maior parte aos finais de semana e de maneira presencial. Para subsistemas administrativos, é comum que essa jornada de trabalho seja realizada de maneira remota.

Quais são os tipos de competição que a equipe participa?

Nós participamos de duas competições anuais: a etapa Regional, que ocorre em algum estado entre o RS, SC e PR, e também na etapa Nacional, que costuma ocorrer em São José dos Campos - SP. A equipe viaja com o ônibus da universidade para fazer provas de manobrabilidade, tração, um enduro de 4 horas, apresentações de projetos e outras diversas provas!

Quais são os benefícios em fazer parte do projeto?

Durante a graduação, eventualmente escutamos que precisamos fazer parte de algum projeto de extensão para conseguir fechar as horas complementares. Nós, aqui na Imperador, discordamos que o projeto tem apenas esse fim. Ao participar do projeto, você coloca na prática todos os conhecimentos abstratos que foram ensinados em sala de aula. Sua curva de aprendizado em solução de problemas, análise de dados, interpretação de resultados, lideranças, mecânica geral, entre outros, é extremamente elevada. Além disso, suas relações interpessoais são aprimoradas, você cria amigos verdadeiros dentro da universidade e se conecta diretamente com pessoas que já trabalham na indústria.

bottom of page