BAJA
SAE

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado à estudantes de graduação de todo o país, oferecendo uma oportunidade para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

UTFPR-CT

Ao participar do programa Baja SAE, o aluno fará parte do desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto, passando pela fabricação e testes. Ao final, as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, em Maryland nos Estados Unidos. Os alunos, para integrar o Baja SAE BRASIL, devem formar equipes para representar a Instituição de Ensino Superior à qual estão matriculados.

COMPETIÇÕES

São diversas provas como suspensão, tração e enduro, dentre outras, que levam todos os componente do veículo ao limite. O enduro, por exemplo, consiste em duas partes de uma hora e meia cada, com troncos, buracos e curvas sendo os obstáculos a serem superados. Apesar de levar carro e piloto a um grande estresse, a segurança é prioridade, uma vez que a organização emprega alto rigor quanto aos vários equipamentos e normas a serem cumpridos.

Durante as competições, o carro é apresentado para um corpo de juízes, onde são justificadas todas as características adotadas no projeto do veículo, além de passar por rigorosas inspeções de segurança, conforto, aferição de motor e sistema de abastecimento. Passadas essas etapas, o baja passa por vários desafios para eleger os melhores carros e pilotos.

foto1PB.png